sábado, 7 de agosto de 2010

A importância do planejamento

Não existe ação bem feita sem planejamento. Mesmo que seja aquele pensamento rápido "vou fazer isso, isso, aquilo...", mas é um tipo de planejamento.

Planejar reduz riscos. Se calculas o material necessário, diminui o risco de faltar alguma coisa; se planejas bem os horários, dificilmente ficará sem tempo; se botar em um papel o que tem que fazer na semana, esquecerá mais dificilmente; se planejar um tempo dedicado a alguma coisa, raramente a deixará de lado pelos acontecimentos rotineiros. Foi o que eu fiz, uma planilha com os dias da semana e os horários que eu tenho de me dedicar a cada coisa, inclusive ao blog, se funcionar, o visível abandono do mesmo será superado.

Mas eu sei que vai. Por que? Porque planejar otimiza o tempo. Se antes o tempo era dividido empíricamente, agora eu tenho uma planilha de controle a seguir. Se eu não levar a sério, aí o problema é outro. Além disso tem-se um rumo predeterminado. Sei o que fazer, e quando fazer. Agora como eu vou fazer, só fazendo outro planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os textos que não tem o nome do autor/fonte, são de minha própria autoria. (Guilherme Bonassa)

Mostre que você se interessa pelo nosso trabalho!